Great site to keep my english skills updated for work and travel. I am really enjoying the lessons!
Maria C

Todo mundo quer soar mais como um nativo e, se você quiser se encaixar com falantes nativos ou avançar em sua carreira, isso certamente o ajudará a longo prazo. Você nem mesmo precisa ser um falante fluente para começar a melhorar sua pronúncia. Mas, é importante que você saiba os passos que terá que seguir para soar como um nativo, mesmo quando estiver aprendendo desde o nível de iniciante.
Aqui estão cinco dicas rápidas e fáceis sobre como começar a trabalhar para soar mais como um falante nativo. Você pode começar a trabalhar com essas dicas desde o início do processo de aprendizagem de um idioma.
1. Continue praticando sua pronúncia e entonação todos os dias
A pronúncia e a entonação são algumas das coisas que as pessoas consideram mais difíceis de dominar. Isso ocorre porque você cresceu ouvindo e falando sua própria língua nativa, que soa diferente da que você está aprendendo atualmente.
Então, mesmo que leve muito tempo para treinar seu ouvido e sua língua para o seu novo idioma, não se preocupe, todos estão achando o mesmo! Pode parecer muito simples, mas o truque é - aprenda as regras e continue praticando! Ouça os nativos falando e, mesmo que você não entenda tudo o que eles dizem, preste atenção às pequenas diferenças na forma como eles usam a língua. Diga palavras e frases repetidamente até que se sinta confortável em dizê-las sem pensar.
E por falar em pensamento - não adquira o hábito de traduzir as coisas na sua cabeça para a sua língua nativa - tente pensar na sua língua-alvo. Falar parecerá mais natural e você acabará cometendo menos erros.
É importante tornar isso um hábito, no entanto. A pronúncia é uma daquelas coisas que requer prática constante para ver melhorias. Se você começar a prestar atenção na maneira como fala sua língua-alvo desde o início, será mais fácil do que tentar corrigir os maus hábitos mais tarde. Então, quando você aprender uma nova palavra ou frase - veja como os nativos a usam e faça o seu melhor para imitar. E continue praticando!
2. Familiarize-se com as contrações
Os falantes nativos são preguiçosos. Por que usar duas palavras quando você pode usar uma - é o que eles sempre pensam. É por isso que as contrações se tornam uma parte importante no uso da língua nativa. Em vez de soar cada sílaba, como seu livro pode ensinar, as terminações são omitidas e as palavras se misturam. Para o inglês, usar “do not” em vez de “don't” e “let us” em vez de “let's” não só o marcará como um falante não nativo, mas também fará com que você pareça um robô. Em francês, "c’est" toma o lugar de ce est, e a famosa "alouette" da música não é pronunciada assim na linguagem do dia-a-dia.
Não existe uma regra fácil para lembrar as contrações, mas felizmente não existem tantas que seja impossível memorizá-las, ou elas tendem a seguir regras. Em muitos materiais didáticos modernos, as contrações coloquiais muitas vezes são ensinadas ao lado da língua oficial, tornando-as mais fáceis de adquirir. Para o inglês, você também pode encontrar uma lista e praticar alguns todos os dias até se lembrar de todos.
3. Assistir a alguns filmes ou séries em seu idioma de destino
Ninguém disse que você não pode se divertir enquanto está aprendendo! Filmes e programas de TV são a melhor maneira de ouvir muitos sotaques e estilos diferentes de falar em uma única sessão. Não tenha pressa e, se não entender o que alguém está dizendo, relaxe e toque novamente. Ah, e não há vergonha em deixar as legendas, já que o objetivo é simplesmente ouvir a forma como os nativos usam sua língua - não se preocupe em não entender tudo o que está sendo dito. Sem surpresa, é assim que as crianças aprendem a usar sua língua nativa - ouvindo seus pais. Não há razão para que você não possa roubar uma página do livro deles - deve ser brincadeira de criança!
4. Conheça alguns falantes nativos na vida real (ou online)
Isso pode ser mais difícil para algumas pessoas do que para outras, dependendo de onde você mora e que idioma está aprendendo. Tente encontrar grupos Meetup internacionais em sua área para encontrar eventos de intercâmbio de idiomas ou use um dos muitos intercâmbios de idiomas online. Se você está apenas começando com o seu idioma de destino, você pode, em primeiro lugar, pedir a um parceiro que simplesmente leia algo para você ou conte uma história, para que você possa se acostumar mais com a forma como eles usam o idioma deles.
Pode ser intimidante no início abordar um falante nativo, mas não tenha medo - eles também estão aprendendo! Se você ainda se sentir desconfortável, tente inscrever-se em algumas aulas com um professor particular especializado em treinamento de sotaque. Eles geralmente fornecem resultados rápidos e podem fornecer dicas sobre como continuar melhorando.
5. Pare de se preocupar e apenas divirta-se!
Você não precisa ter uma pronúncia 100% perfeita para que as pessoas pensem que você é um falante nativo - especialmente se seu idioma-alvo não for o primeiro! Uma boa gramática, usar o tom correto e registrar uma situação ajuda muito, assim como seu nível geral de confiança. A pessoa comum não é um lingüista treinado e se você não disser que é um falante não nativo desde o início, eles não estarão atentos a erros - então apenas relaxe e divirta-se.
Verifique sua pontuação - Experimente nosso Quiz de inglês grátis + receba um bônus grátis